FOTOS ANTIGAS DAS ESCOLAS DE MANAUS

GRUPO ESCOLAR SILVÉRIO NERY-Esse prédio é o mesmo que mais tarde ganhou mais um pavimento e abrigou a Reitoria da Universidade do Amazonas entre os anos de 1962 e 1965. Posteriormente tornou-se a Faculdade de Direito até os anos de 2005 (a famosa Jaqueira) . Localizada em uma das regiões mais antigas de Manaus (Rua Miranda Leão)  próximo a Igreja dos Remédios. Este prédio possui um estilo Eclético com predominância de elementos Barrocos, construído em 1907 no local da primitiva Caixa água dos Remédios. A ampliação procurou manter a combinação dos vários elementos arquitetônicos, restaurado abriga a Justiça Gratuita.



ESCOLA ESTADUAL SOLON DE LUCENA 1977- Localizada no São Geraldo viveu longa peregrinação desde a sua fundação em 1909, passando inclusive pela sede do Rio Negro Clube. Esse prédio possui um estilo moderno foi construído nos anos 60 do século XX, em espaçoso terreno na Avenida Constantino Nery. Atualmente há o ginásio esportivo René Monteiro frente ao prédio, impossibilitando a visualização da fachada.



COLÉGIO DOM BOSCO-1937. Essa escola fica historicamente localizada na Praça Uruguaiana é uma tradicional escola manauense.  Construído em 1927 por padres salesianos. Assim como muitas escolas pelo Brasil, nos anos 20 do século XX possuía uma filosofa de educação religiosa e até meados dos anos de 1971 matriculava apenas meninos. O prédio é em estilo neoclássico com três pavimentos, a capela em estilo Art Deco sofreu ampliação e infelizmente foi descaracterizada, restando apenas lembrança da original e o antigo prédio Episcopal demolido em 1976. Com a demolição foi possível a construção do novo Colégio que atende a elite da cidade.



INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO AMAZONAS-1958. A história do prédio do IEA é complexa. Foi construído a partir dos alicerces do antigo prédio do Palacete Provincial e somente em 1944 chegaria no prédio atual construído para ser o Palácio do Governo.









Comentários

  1. Prezados, estou precisando urgentemente de fotos antigas de Manaus para ampliação e instalação na loja de nosso cliente o Carrefour aí da cidade. Coloco desde já meu e-mail e fone à disposição para maiores e melhores informações, agradecendo o retorno rápido. Prof. Waldemar Ciglioni - SELL Publicidade / Carrefour
    e-mail wciglioni@gmail.com e fone 11 976335429. Grato pela atenção

    ResponderExcluir

Postar um comentário