FOTOS ANTIGAS DAS ESCOLAS DE MANAUS


GRUPO ESCOLAR JOSÉ PARANAGUÁ - Inaugurado como Escola Pública Primária do 1º Distrito em 1º de junho de 1895, na administração de Eduardo Ribeiro, foi tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado em 1988. A localização: José Paranaguá, entre a Quintino Bocaiúva e rua Lima Bacuri, centro. Atualmente funciona como Conselho Estadual de Educação. Em 1976, um convênio firmado entre o Governo do Estado e a Aliança Francesa, o que, é óbvio, consistia na cessão do prédio para a escola de idioma, permitia o estudo gratuito da idioma de Moliére a estudantes da rede pública de ensino.



ESCOLA GETÚLIO VARGAS em construção - 1957 - rua Belém (atual MARCIANO ARMOND ) - Mensagem do Governo Plínio Coelho. Observem os trilhos do bonde abandonados. Nesse período não circulavam mais. 



INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT - Foi uma escola somente para meninas e internato. Para fazer parte dessa instituição quando era orfanato, era preciso ser do sexo feminino, não ter pai e nem mãe, não podia ser deficiente e tinha que ser menor de 14 anos (isso entre 1890 e 1910), ficavam por lá até os vinte e um anos, recebendo uma educação com base na cultura religiosa.Funcionou como Colégio Estadual do ensino fundamental e ensino médio.








Comentários

  1. e as escolas Estelita Tapajós Machado de Assis Castelo Branco Saldanha Marinho etcc....

    ResponderExcluir

Postar um comentário