HISTÓRIA DO BAIRRO COROADO EM MANAUS



BAIRRO COROADO – Lá no bairro do Coroado tudo começou em 1968. A partir da chegada de famílias vindas do interior de nosso estado Amazonas, a fim de encontrarem na cidade de Manaus, melhores condições de vida. Por falta de moradia, essas famílias procuram as terras pertencentes à Universidade do Amazonas (hoje Universidade Federal do Amazonas) e fixam moradias. Numerosas famílias, procedentes da Cidade flutuante também buscam novas  perspectivas e  junta-se ao grupo. Há uma pergunta que sempre as pessoas fazem: como surgiu o nome COROADO? Como descrevi antes, se deu inspirada em uma novela global, “os irmãos coragem”, mas falar apenas isso não responde! Temos os escritos de um autor amazonense, que conta essa história com muita paixão, segue o fragmento do texto:
A polícia espalhou pânico e desespero entre os invasores. Era a época da repressão Militar, os inesquecíveis anos de chumbo da Ditadura. Oficiais da justiça protestam contra a ocupação da área, declarando que esta pertence à Universidade do Amazonas, adquirida através de doação feita pelo Governo Federal a essa Unidade de Ensino Superior Apesar de inúmeras ameaças de despejo mediante intervenção militar, da precária condição dos invasores e da trágica situação em que se encontravam os moradores, houve tolerância por parte das autoridades em virtude do problema social no qual os invasores se encontravam. Eis que surgiu entre os invasores um humilde marceneiro: João Corrêa Barbosa, homem de fibra, que com muita determinação fincou suas estacas e jurou perante seus companheiros que daquele pedaço de chão só sairia morto. Esta atitude lhe rendeu a alcunha de “João Coragem”, inspirada na novela da Rede Globo, Irmãos Coragem, a qual estava em exibição na época e retratava uma situação idêntica à do povo daqui.”
Fonte: COROADO – DE INVASÃO A PORTAL DA ZONA LESTE
O referido livro está disponível na internet para pesquisa. 






Comentários

  1. Parabéns Edeson Pires por fazer aquelas pessoas autoras da fundação do bairro Coroado. Conheci Manaus em 1966, no auge da Zona Franca, então em cujo comércio no centro da Capital Manauara haviam lindas lojas e muitos turistas das três Américas, Europa e Oriente. Antonieta Aguiar

    ResponderExcluir
  2. ** Digo, por fazer àqueles bravas pessoas fundadoras do bairro do Coroado relembrarem suas bravuras!

    ResponderExcluir

Postar um comentário