sexta-feira, 26 de abril de 2013

PONTE DA BOLÍVIA EM MANAUS


BALNEÁRIO PONTE DA BOLÍVIA - 1979.





Esse é o balneário de Manaus que mais deixou saudades, hoje está poluído, não soubemos preservar beleza natural maravilhosa! Compartilhei essa imagem ano passado e de lá para cá, muitas pessoas ainda mandam mensagem perguntando se temos fotos dos balneários antigos! Infelizmente esse é o único postal da Ponte da Bolívia que temos e que demonstra como ele era.








Águas limpas e geladíssimas, assim era esse igarapé, lindo por natureza. Ficava na AM 010 ( Manaus - Itacoatiara) - foi ponto de encontro de famílias que aproveitavam para momentos de lazer nos finais de semana. Atualmente, o cenário desse igarapé é de desolação, tornou-se um esgoto. O igarapé da Bolívia é afluente do igarapé do Tarumã, e tem nascente próxima ao conjunto Canaranas, Cidade Nova, zona Norte, segundo informações do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM). 







O igarapé da Bolívia também encontra-se na área de influência da lixeira pública - quilômetro 19 da AM-010 - o que explica as altas concentrações de substâncias como cobre e zinco.






OUÇA UMA MÚSICA DE CHICO DA SILVA QUE FALA SOBRE A PONTE DA BOLÍVIA E A CACHOEIRA DO TARUMÃ



CONHEÇA NOSSA PÁGINA OFICIAL NO FACEBOOK
MANAUS DE ANTIGAMENTE 





6 comentários:

  1. Caro amigo se eu te falar que possuo fotos em casa dos meus familiares tomando banho na ponte da Bolívia tanto na cachoeira alta e um outro banho que existia próximo a barreira policial de quem sai de Manaus !!!
    QQ coisa entra em contato comigo
    https://www.facebook.com/dscabral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pôxa, que legal. Queria ver estas foto,pode ser?

      Excluir
  2. Tenho uma foto de família no Igarapé, mas infelizmente encontra-se em estado lamentável. até porque foi tirada com máquina polaróide.Aquela que revelava a foto na hora, mas com qualidade sofrível.

    ResponderExcluir
  3. Poxa, por que deixaram poluir este e tantos outros lugares que hj seriam desfrutados pelas famílias, e dento da cidade! Sinceramente, não entendo porque os governantes locais não se empenham em prol da preservação dos cursos d'água na cidade de Manaus! Nossos políticos são inteiramente relapsos, negligentes e morosos. Só interessa pra eles O VOTO! Fico chateada com isso! Não custa nada pagar guardas florestais! Em toda cidade que se preze existe essa força, que, afinal, são os olhos dos prefeitos!

    ResponderExcluir
  4. Olá... estas fotos, são daquela parte próximo a barreira policial? Agradeço pela informação.

    ResponderExcluir