HISTÓRIA DO BAIRRO SÃO RAIMUNDO EM MANAUS


BAIRRO SÃO RAIMUNDO - ERA NO ‘ALTO’ QUE TUDO ACONTECIA. Sim, o local se chamava ‘alto’ e lá os jovens do bairro se encontravam para paquerar, conversar, passear na pracinha em frente da igreja de São Raimundo Nonato no bairro do mesmo nome. Algumas vezes apanhei da minha mãe porque fugia para dar uma volta no ‘alto’. Nasci nessa pequena colina em uma grande casa de madeira à beira do barranco que se debruçava sobre o rio. A vista era linda e por isso o nome da rua é Boa Vista, uma das mais antigas do bairro. (Ellza Souza).
 Observem essas imagem e a riqueza dos detalhes.






















Os ônibus começaram a circular no bairro nos anos 40. “Jaime” foi o primeiro ônibus que se tem notícia. Seu proprietário era o Carlito, de família tradicional do centro, dona da 22 Paulista. Carlito casou com Luiza a filha do seu Moreira. O “Jaime” era um modelo americano com apenas uma porta dianteira, carroceria de madeira e vidros frontais que se abriam para entrar a ventilação. 





Esse é um postal da primeira ponte de São Raimundo. Ela liga o bairro ao centro pela Avenida Leopoldo Neves (atual Kako Caminha). A ponte, denominada Presidente Dutra, foi planejada no governo de Leopoldo Neves, mas inaugurada por Álvaro Maia, em 1951. Cartão postal da época.



Nelson de Mello e outros, por ocasião do assentamento da pedra fundamental da ponte de São Raimundo.



Algumas fotos contidas nesse álbum, foram recortadas do livro que está disponível para consulta na biblioteca da UFAM e também on line na internet. 









Comentários

  1. OLÁ, seria possível você me passar seu contato, ou entrar em contato comigo através de e-mail?
    sou aluna de arquitetura e urbanismo da fametro e gostaria de ter seu depoimento disponível no meu trabalho de planejamento urbano, que e sobre o bairro são Raimundo e uma proposta de melhoria.
    suas memórias são essenciais para o desenvolvimento do trabalho.

    desde já agradeço
    Rebeca Osório
    RMO.arq@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário