UNIVERSIDADE DE TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA DA MANAUS DE ANTIGAMENTE

UNIVERSIDADE DE TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA
Talvez você não conheça a UTAM, mas certamente conhece a atual Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas – UEA- que fica localizada na avenida Darcy Vargas/Manaus. A UTAM formou muitos profissionais de excelência para atuarem no mercado de trabalho em nosso estado e para o país. A trajetória dessa renomada instituição inicia nos anos 70, extamente em 18 de janeiro do ano de 1973 (data de sua criação), por intermédio do referido dispositivo legal (Decreto Estadual) n.º 2.540. Posteriormente a Lei Estadual n.º 1.273 de 10 de outubro de 1977, transformou a Universidade em Instituto, vale ressaltar que essa medida se deu por força da esfera Federal. Seus cursos foram reconhecidos em 1993. Os antigos cursos de engenharia de operação foram extintos em todo o país, e em seu lugar foram criados os cursos de Tecnólogo, em várias modalidades. Mesmo não sendo universidade, conservou a sigla UTAM, até a incorporação da UEA. Ressaltamos ainda, que além dos cursos de Tecnólogo, no final dos anos 80, foram criados os cursos de Engenharia Plena: Civil (saneamento ambiental), Mecânica, Elétrica e Florestal. A UTAM honrou seu compromisso e sua missão de entidade pública e gratuita de ensino superior na Amazônia, adequando-se às permanentes mudanças no ensino, no mercado de trabalho e na administração pública.

 ANOS 90

 1975


 SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO



 1997


1997

Comentários

  1. Sinto orgulho de ter estudado e graduado na UTAM

    ResponderExcluir
  2. Estudei na UTAM em 1982 !! curso de tecnologia mecânica. Lá presenciei a criação da urna eletrônica , sim, o protótipo foi nosso, infelizmente depois perdemos o registro desta situação. Mas, foram pesquisadores de lá que criaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No corredor do bloco B da Escola Superior de Tecnologia tem um quadro com registros fotográficos do processo de criação da urna eletrônica. Estudei lá de 2012 a 2014.

      Excluir
    2. No corredor do bloco B da Escola Superior de Tecnologia tem um quadro com registros fotográficos do processo de criação da urna eletrônica. Estudei lá de 2012 a 2014.

      Excluir
  3. Meu pai Djalma Agra foi vice-diretor da UTAM, não lembro se epe chegou a ser diretor tb, mas ele era professor da instituição até meados de 1986. Deve ter algum ex aluno dele aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia, como faz para recuperar dados de quem estudou na utam, atual uea, onde ficaram os registros? Alguem sabe informar?

      Excluir
  4. bom dia, como faz para recuperar dados de quem estudou na utam, atual uea, onde ficaram os registros? Alguem sabe informar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário