DESFAZENDO O MITO: MERCADO ADOLPHO LISBOA E O FAMOSO LES HALLES

Mercado Adolpho Lisboa Atualmente está em processo de restauro e como é um bem tombado pelo Iphan, nenhuma intervenção pode ser feita sem seguir alguns critérios de integridade deste bem imóvel de grande valor cultural e econômico para a cidade.
             É muito importante que certos mitos comecem a ser finalmente desfeitos. Provavelmente um dos mais difundidos é o de que o Mercado Adolpho Lisboa é uma réplica do famoso "Les Halles", o mercado de Paris. O nosso mercado, assim como muitos outros mercados em ferro, foi INSPIRADO sim no mercado de Paris, mas não é uma réplica daquele. A partir do Les Halles, a técnica de se construir pavilhões em ferro tornou-se bastante comum no mundo em razão da Revolução Industrial, que impulsionou a chamada "arquitetura do ferro".

            O mercado de Manaus foi inaugurado em 15 de julho de 1883, com o pavilhão central apenas e somente 23 anos depois os outros dois pavilhões ( carne e peixe) e a fachada em alvenaria foram enfim construídos pelo prefeito Adolpho Lisboa. Em 1909 veio o pavilhão das tartarugas e no triênio 1911 -1913 os dois quiosques ( Pavilhão Amazonas e Pará). Portanto o mercado não obedeceu a um projeto previamente planejado, mas sim, fora sendo construído aos poucos, dentro do período histórico da exploração da borracha. Texto de Ronald Péres

POSTAL COLORIDO 

Comentários